Centenário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário será celebrado em outubro

A programação inclui novenas, carreata, almoço e rifa. Confira...

24/09/2021

Por Clic Paverama | Contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Paverama

A pandemia de coronavírus impossibilitou a realização da maior parte da programação prevista para o centenário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, completado em 14 de abril de 2021. No entanto, diante da flexibilização dos protocolos de Covid-19, entre os dias 8 e 17 de outubro, a comunidade realizará atividades comemorativas.

O pároco Antônio Hochscheidt Becker relata que a comemoração para os 100 anos da paróquia estava prevista para iniciar em abril do ano passado e seguir até a data do aniversário. Com a chegada da pandemia dias antes, tudo precisou ser repensado. Foi descartado o projeto de realização de uma grande missa com show do Padre Marcelo Rossi.

O evento já estava em tratativa e deveria reunir milhares de pessoas em abril de 2021. Também foi suspensa a peregrinação da imagem de Nossa Senhora do Rosário, que visitaria todas as localidades, com realização de missa e interação entre as comunidades católicas.

“Por um lado, a gente se frustrou, mas, às vezes, sonhamos num caminho e o projeto de Deus é outro. Talvez Nossa Senhora não quisesse algo grandioso que a nossa cabeça estava pensando, talvez quisesse algo mais simples, que nos aproximasse ainda mais”, considerou o padre Antônio. O pároco relatou que, durante a pandemia, houve o fortalecimento das comunidades católicas, criação de grupos de terço que se reúnem mensalmente, grupo de oração, celebração de missa em todas as localidades, além da inserção da tecnologia dentro da igreja, possibilitando a transmissão das missas e levando a palavra de Deus à casa das pessoas. “Chegamos a muitas pessoas que não conseguem vir até a igreja. E essa tecnologia veio para ficar. Enquanto eu estiver aqui, as transmissões sempre vão ser realizadas”, destacou.

A programação:

Novenas: Iniciam em 8 de outubro e seguem até o dia 16, às 19h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro, com transmissão ao vivo pela internet. Além dos integrantes da paróquia, as celebrações terão participação dos diáconos que serão ordenados no final e, no dia 12 de outubro, do bispo titular da diocese de Montenegro, Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva. Para a novena de encerramento, no sábado, 16, é prevista celebração do bispo emérito João Paulo de Conto. No entanto, ainda não está confirmada a participação.

Carreata: Antes da novena de encerramento, por volta das 17h30, será realizada carreata com a imagem de Nossa Senhora do Rosário. A saída ocorre no ginásio da comunidade católica, onde os veículos participantes receberão adesivo do centenário da paróquia. O percurso contemplará diversas ruas do município e a carreata encerra em frente à igreja, próximo ao horário da novena.
Missa festiva – No domingo, 17 de outubro, será realizada missa festiva pela manhã. A paróquia está definindo o horário para início da celebração, que deve ser 9h30 ou 10h.

Para participar da missa, é necessário manifestar interesse à secretaria da paróquia, que faz o controle do número de participantes. Isso porque a igreja Nossa Senhora do Rosário tem capacidade para receber até 150 fiéis, respeitando as regras de distanciamento. Caso haja maior número de interessados em participar da celebração, a missa ocorrerá no ginásio da comunidade católica.

Almoço: Ao meio-dia do domingo, 17, haverá almoço para retirada no ginásio da comunidade católica. O galeto tem o custo de R$ 25 o recipiente com quatro pedaços de frango (coxa e sobrecoxa), aipim, arroz e salada. A compra pode ser feita com os integrantes da diretoria e na secretaria da paróquia.

Rifa: Para angariar recursos para a renovação dos bancos da igreja Nossa Senhora do Rosário, a paróquia realiza rifa com 21 prêmios. Cada número para concorrer ao sorteio custa R$ 2,50. A compra pode ser feita com a diretoria e secretaria da paróquia, ou com a diretoria das comunidades católicas, que receberão 50% do valor arrecadado para melhorias em suas igrejas. O sorteio ocorrerá no dia 25 de dezembro.

 

O Fato