Cavalarianos do CTG Estância do Siqueira, prestigiaram o acendimento da Chama Crioula em Encantado

Solenidade de Geração, Acendimento e Distribuição da Chama Crioula deste ano, ocorreu na cidade de Encantado junto ao Cristo Protetor, na manhã deste sábado, 04 de setembro.

06/09/2021

Por Clic Paverama | Contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Paverama

Um grupo de cavalarianos do CTG Estância do Siqueira de Paverama, participou na manhã do último sábado, dia 4, do ato de Geração, Acendimento e Distribuição da Chama Crioula.
 
A solenidade ocorreu na cidade de Encantado junto ao Cristo Protetor e contou com a participação de todas as entidades filiadas a 24ªRT, totalizando mais de 500 cavalarianos.
 
Representaram a entidade paveramense no ato, os tradicionalistas: Rui da Silva, Bernardo Schnoremberguer, Dalton Griebeler, Maico Sippel, José Maurício Reckzieguel, Régis Pedroso e Guilherme Schaurich.
 
Após prestigiar a cerimônia e acender a Centelha da Chama, a comitiva segue o caminho de volta a cavalo, até o galpão da entidade em Paverama, percorrendo assim 70km de cavalgada. A previsão de chegada é na terça-feira, dia 07 de setembro, data que marca os 35 anos de fundação da entidade.
 
A fagulha que representa o símbolo do tradicionalismo, seguirá acessa na sede do CTG até o dia 20 de setembro.
 
‘‘Para nós é um motivo de orgulho e alegria, poder participar destes momentos e assim fortalecer o tradicionalismo em nosso município. A cavalgada é sempre um momento marcante, pois revivemos a lida dos campeiros e a tradição gaúcha’’, destacou o grupo de cavaleiros.

 "Caminhos de Anita" é o tema dos Festejos Farroupilhas 2021:

Os Festejos Farroupilhas deste ano têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).

O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha - a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.

‘‘Anitas’’ foram homenageadas:

De forma a homenagear Anita Garibaldi, no ato de Geração, Acendimento e Distribuição da Chama Crioula regional, ocorrido em Encantado junto ao Cristo Protetor, três mulheres foram lembradas: A coordenadora da 24ª Região Tradicionalista, Luce Carmem Mayer, Adriane Zanotelli, patroa do CTG Giuseppe Garibaldi e Valéria Maria Bertmoni, do GAN Anita Garibaldi.