Cavalarianos do CTG Estância do Siqueira buscam centelha da Chama Crioula em Caxias do Sul

Grupo de Paverama participou do acendimento da chama crioula que marca o início dos Festejos Farroupilhas.

20/08/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Paverama

Tradicionalistas do CTG Estância do Siqueira, de Paverama, participaram do acendimento da Chama Crioula nos dias 15 e 16 de agosto, em Caxias do Sul, no Parque de Eventos da Festa da Uva. O evento marcou o início da programação dos Festejos Farroupilhas, reunindo cavaleiros de todo o Rio Grande do Sul.

Após o acendimento da centelha, os cavalarianos iniciaram o trajeto de retorno a Paverama, com chegada prevista para quinta-feira, dia 21. Durante o percurso, receberam apoio de outros tradicionalistas que acompanharam o grupo nas paradas estratégicas.

Símbolo da tradição gaúcha:

A Chama Crioula é reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul e um dos símbolos mais importantes da cultura gaúcha. Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com apoio do governo estadual, o evento também homenageou os 150 anos da imigração italiana na Serra Gaúcha, destacando a contribuição da 25ª Região Tradicionalista.

O acendimento contou com apresentações artísticas, desfile das regiões tradicionalistas, benção ecumênica e versos de trova que deram origem ao fogo simbólico. Autoridades, como o governador Eduardo Leite, os secretários de Cultura e Turismo, e o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, prestigiaram a cerimônia.

O fogo simbólico será distribuído para as 30 regiões tradicionalistas do Estado, reunindo aproximadamente 1.500 cavaleiros, que levam a chama a suas cidades para celebrar a tradição gaúcha.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC