Capital Nacional do Canto Coral: Corais municipais de Teutônia lançam CD

Disco conta com 12 faixas, com canções entoadas pelo Coral Municipal, Coral Municipal Anos Dourados e Coral Municipal Infantojuvenil.

21/12/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

Teutônia é a Capital Nacional do Canto Coral e como forma de reforçar esta identidade, os três corais municipais celebram este legado em um CD lançado na noite desta quinta-feia, dia 17 de dezembro, em transmissão online. Trata-se de um disco com 12 faixas, que evidencia e homenageia a herança da colonização alemã, iniciada em 1858, e que é mantida por mais de 50 corais ainda em atividade no município.

O lançamento foi feito por meio de live no Facebook da Associação dos Coros de Teutônia (www.facebook.com/acoteteutonia/), integrando a programação Um Sonho de Natal. Na transmissão de um pouco mais de 20 minutos, é possível conferir uma palhinha do disco, bem como conhecer um pouco melhor o Coral Municipal (coral adulto), Coral Municipal Anos Dourados (com integrantes da Melhor Idade) e o Coral Municipal Infantojuvenil.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, enalteceu que o CD do Movimento Coral Teutônia resgata a essência cultural do município. "O canto coral em Teutônia é um legado que jamais pode ser apagado. É algo que precisa ser reforçado e estimulado às futuras gerações. É preciso, sim, respeitar as tradições centenárias, mas também é preciso trazer a inovação. E por isso, instituímos em lei a criação dos três coros, que evidenciam ainda mais a nossa tradição. Do mais novo ao idoso, são vozes que cantam e encantam, trazem leveza, aquecem o coração e nos fazem cantar junto", sublinhou.

O regente do Coral Municipal Infantojuvenil, maestro Marlon Gausmann, lembrou que o projeto do coro jovem iniciou em 2018, com a seleção de vozes nas escolas de Teutônia. "Hoje, com muito orgulho, estamos participando e eternizando este belo trabalho com quatro canções no CD que estamos lançando", colocou.

O regente dos corais Municipal e Anos Dourados, maestro Martin Altevogt, colocou que foi desafiador produzir o CD em época de pandemia. "Montar algo assim demanda tempo e há muito trabalho para os cantores quanto para os músicos que estão nos bastidores, para sincronizar as vozes, como se todos estivessem cantando ao mesmo tempo. Portanto, parabéns a todos que se dedicam para manter o canto coral vivo, mesmo durante o momento de distanciamento social", frisou, acrescentando que o Coral Municipal foi fundado em 1983 e o Coral Anos Dourados em 2009.

A presidente da Associação de Coros de Teutônia, Rosita Schneider, enalteceu que o CD reflete a dedicação e a valorização que a arte do canto coral no município. "Como representante de todos os coralistas de Teutônia, fico muito feliz em vez que a arte prevalece, mesmo em tempos tão difíceis, produzindo material de alta qualidade. Os grupos que participam deste CD mostram que cantar não tem idade, que sempre vale a pena incentivar esta arte, desde cedo", afirmou.

O disco conta com 12 faixas, sendo seis do Coral Municipal, duas do Coral Municipal Anos Dourados e quatro do Coral Municipal Infantojuvenil. No repertório, estão músicas nacionais e internacionais, conforme segue:

1. Disparada, entoada pelo Coral Municipal. Música de Geraldo Vandré e Théo Barros, com arranjo de Marcos Leite e Regina Lucatto;

2. A Minha Vida, entoada pelo Coral Anos Dourados. Música de João Lopes e arranjo de Martin Altevogt;

3. Canção da Meia-noite, entoada pelo Coral Infantojuvenil. Música de Os Almôndegas e arranjo de Martin Altevogt;

4. Canção do Amigo, entoada entoada pelo Coral Municipal. Música de Rui Biriva, Elton Saldanha e Vaine Darde, com arranjo de Gerson de Souza;

5. O Caderno, entoada pelo Coral Infantojuvenil. Música de Toquinho e Matinho, com adaptação de Marlon Gausmann;

6. Paciência, entoada pelo Coral Municipal. Música de Lenine, com arranjo de Fernando Magalhães;

7. Marmor, Stein un Eisen Bricht, entoada pelo Coral Anos Dourados. Música de Drafi Deutscher, com adaptação de Michel Guckert;

8. Meu Abrigo, entoada pelo Coral Infantojuvenil. Música de Gabriela e Rodrigo Melim, com arranjo de Marlon Gausmann;

9. Avsenik Medley, entoada pelo Coral Municipal. Música de Slavko Avsenik, com arranjo de Perpetuum Jazzile;

10. Stand by me, entoada pelo Coral Infantojuvenil. Música de Ben E. King, com arranjo de Marlon Gausmann;

11. Merceditas, entoada pelo Coral Municipal. Música de Ramón Sixto Rios e arranjo de Martin Altevogt;

12. A Paz, entoada pelo Coral Municipal. Versão do grupo Roupa Nova.

Em torno de 1 mil CDs foram produzidos inicialmente. A pré-produção, gravação, edição, mixagem e masterização do CD, bem como a produção de foto e arte da capa e a duplicação do disco em 1 mil cópias, foram feitos pela empresa G. de Souza Educação Musical, de Roca Sales. O investimento do Município foi de R$ 17.500,00.

Quem tiver interesse no CD, poderá contatar os regentes ou a Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer. Em breve, as faixas do também serão disponibilizadas, inclusive para download, no site da Prefeitura, na aba Turismo.

Devido à pandemia do Covi-19, os corais não puderam se encontrar para gravar em grupo para fazer a captação de áudio para o CD. Assim, a gravação foi feita individualmente, ou seja, cada coralista, mediante agendamento, gravou a sua voz. Desta forma, cada voz precisou ser editada, para então realizar  a sincronização para dar a sonoridade do canto coral.

O CD celebra um período de conquistas para o Movimento Canto Coral de Teutônia, com destaque para as leis de criação dos três coros municipais e o título de Capital Nacional de Canto Coral, auferido ao município por meio da Lei Federal nº 13.563/2017. O projeto para tornar Teutônia a Capital Nacional do Canto Coral tramitou no Congresso Nacional por cerca de sete anos, sendo sancionado pelo então presidente Michel Temer no dia 21 de dezembro de 2017.

AI Teutônia