Campanha de vacinação contra a Gripe (Influenza H1N1) iniciou na última segunda; Confira o cronograma de vacinação

O Posto de Saúde de Paverama está aberto das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia, de 12/04 à 9 de julho, com Dia D previsto para o dia 24 de abril.

14/04/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

A Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza H1N1) iniciou na última segunda-feira, dia 12. A vacinação foi dividida em grupos prioritários que devem se vacinar conforme cronograma estipulado pelo Ministério da Saúde. O Posto de Saúde de Paverama está aberto das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia, de 12/04 à 9 de julho, com Dia D previsto para o dia 24 de abril.

A vacinação será feita de forma escalonada. Os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas. Na primeira, de 12 de abril a 10 de maio, serão imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Na segunda fase, de 11 de maio a 8 de junho, a vacinação abrangerá idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas.

Na terceira etapa, de 9 de junho e 9 de julho, estão pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A vacina contra gripe apresenta alguma contraindicação?

São poucas as contraindicações. Pessoas com alergia aos componentes da vacina ou quadro febril agudo devem postergar a procura pela vacina. 

Tomei a vacina da covid-19 há pouco tempo, posso me vacinar contra a gripe também?

O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a covid e respeitar o intervalo de 14 dias entre uma e outra dose.

A vacina contra a Influenza protege contra a covid-19?

Atualmente, não há evidências de que outras vacinas, além daquelas especificamente para o vírus SARS-Cov-2 (coronavírus), irão proteger contra Covid-19.

Por que se vacinar contra a gripe/influenza?

Todos os anos, a gripe é responsável por muitos óbitos e pode trazer sérias complicações para a saúde (sobretudo de pessoas com comorbidades). Vacinar-se contra a gripe é essencial para quem deseja ficar prevenido contra a doença, mas lembre-se: a vacina não evita o quadro de gripe, ela reduz a gravidade e o tempo de sintomas da doença.

Redação Clic Paverama