Brises: Elemento arquitetônico muito importante na composição de fachadas

Experiência, inovação e confiança. São palavras que regem a Kussler & Sotelo Arquitetura e Engenharia, que está há 12 anos no mercado ofertando diversos serviços como arquitetura residencial, comercial, corporativa, institucional, loteamentos e de interiores na cidade de Paverama e região.

19/11/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

Experiência, inovação e confiança: São palavras que regem a Kussler & Sotelo Arquitetura e Engenharia, que está há 12 anos no mercado ofertando diversos serviços como arquitetura residencial, comercial, corporativa, institucional, loteamentos e de interiores na cidade de Paverama e região. 

Hoje a Kussler e Sotelo - Engenharia e Arquiteura fala sobre brises, elemento arquitetônico muito importante na composição de fachadas.

O QUE É BRISE?

O Brise-soleil é um elemento arquitetônico que possui lâminas, podem ser fixas ou móveis, verticais usados nas orientações leste e oeste que recebem, respectivamente, o sol da manhã e da tarde. Já os brises horizontais são usados nas fachadas norte que recebem sol durante todo o dia. Sempre que possível, dê preferência aos modelos móveis. Eles serão muito mais eficientes.

Cada tipo de brise tem um ou mais materiais que são os mais adequados para a sua fabricação. Entretanto, como normalmente eles ficam em áreas externas e expostos ao sol e à chuva, a durabilidade deve ser levada em conta para que seja feita a melhor escolha. Afinal, não adianta nada economizar no ar-condicionado e ter de substituir os seus brises uma vez por ano.

O Brise pode promover a sustentabilidade pelo fato de reduzir o consumo energético.

Prédio em Porto Alegre que possue brises metálicos que podem ser movidos conforme a necessidade o que torna a fachada sempre diferente.

No projeto do arquiteto Angelo Bucci, os brises são placas de ripa de madeira que podem ser deslocadas pela fachada de acordo com a necessidade de mais ou menos luz ou privacidade.

ONDE SURGIU O BRISE?

O Brise surgiu na arquitetura modernista nas décadas 30 e 40, sendo encontrado em alguns projetos do arquiteto Le Corbusier, e sendo muito utilizado nos dias atuais.

VANTAGEM DOS BRISES

- Controle da radiação solar

- Eficiência energética

- Iluminação natural

- Ventilação natural

- Conforto térmico

- Movimento à fachada

- Elemento Funcional e estético

Tente entender qual a orientação das suas janelas e escolha o brise mais adequado para cada local em função da eficiência, da aparência, da durabilidade e do custo. Desde que bem utilizados, esses elementos sombrearão a sua casa, deixando a temperatura muito mais amena, poupando o ar-condicionado, economizando energia e preservando o planeta.

spot_img