Bombeira voluntária paveramense auxilia no salvamento de bebê de apenas 10 dias de vida

Érica Ferreira da Silva atua no Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia desde 2017.

05/03/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Paverama

A cada atividade ou saída da coorporação, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia mostram seu valor e importância para a comunidade regional. Na manhã desta quarta-feira, dia 4, uma criança de apenas dez dias de vida foi salva devido ao atendimento e destreza da equipe em serviço no momento.

Conforme a paveramense Érica Ferreira da Silva, Bombeira Voluntária que foi responsável por atender o telefone por volta das 8h09, com o desespero da mãe devido a gravodade da situação, ela instruiu os primeiros passos. “No momento em que atendi, a mãe estava em extremo desespero. Ela falava ‘socorro, minha filha está se afogando, em ajuda’”, relata Érica.

Primeiramente, a bombeira pediu calma à mãe para que pudesse explicar as manobras e posteriormente, pegar o endereço. “É difícil, eu preciso que ela esteja calma. Se eu não tratar de modo imediato a obstrução das vias aéreas, pode ter a evolução do quadro clínico. É fundamental passar essas manobras”, explica. A mãe relatou que o bebê estava sem respirar, então dava sinais de cianose. “Fica com as extremidades arrochadas, como boca e dedos. O engasgo evoluiu para uma parada respiratória, que leva a uma parada cardíaca. Isso é risco de óbito”, detalha Érica.

Instrução via telefone

A bombeira instruiu a mãe a sentar em algum lugar e posicionar o bebê de bruços no braço, com o rosto inclinado para o chão. “Com a mesma mão, pedi para ela dar apertadinhas nas bochechas da criança para que a mandíbula abra, e faça uma sequência de tapinhas nas costas, até o bebe dar algum sinal”. Conforme Érica, esse sinal significa que o bebê desafogou, e neste momento, ela pediu o endereço da residência onde a mãe estava com a criança, no Bairro Canabarro, para onde se deslocaram os bombeiros Carlos André da Silva e Daniel Streich Grave.

Enquanto isso, o atendimento via telefone seguiu. A mãe relatou que o bebê estava vomitando, e foi instruída a mantê-lo inclinado e limpar a secreção. No viva voz, ela contou que o bebê começou a resmungar e parava de se movimentar, mantendo os olhos fechados. “Pedi para a mãe fazer um estímulo no bebê na sola do pé, região bem sensível para eles, e ver se ele iria resmungar. Consegui ouvir a resmungada no telefone”, conta Érica.

Posteriormente, o bebê continuou vomitando, e a bombeira seguiu realizando perguntas. A mãe relatou que ele havia amamentado e já estava no berço quando engasgou. “Pedi para a mãe continuar os estímulos e limpando a secreção até a chegada da ambulância. Daí, os meninos fizeram o atendimento necessário e encaminharam o bebê ao Hospital Ouro Branco”.

Saiba mais sobre a paveramense Érica Ferreira da Silva:

Desde quando atua na corporação?

Atuo desde o dia 15 de julho de 2017.

O que te fez seguir nesta área?

Sempre admirei muito essa atividade e quando tive a oportunidade eu me inscrevi e simplesmente me apaixonei pela profissão de bombeiro.

E para você, o que representa o bombeiro voluntário para a sociedade?

O bombeiro voluntário é muito importante, pois somos nós que entramos em casas pegando fogo para salvar a vida de qualquer pessoa que esteja lá, além de combater, também passamos orientações, focando na prevenção de acidentes.

Além de combater fogo, também atendemos a sinistros, acidentes veiculares, dentre outros.

Enfim o bombeiro voluntário é o profissional que está sempre pronto para ajudar a quem precisar sem medir esforços. Prestamos serviços a vida de cada um!

Redação Clic Paverama, o Clic do Vale!