Após conseguir cadeira motorizada, família cumpre promessa na Romaria de Nossa Senhora da Assunção, em Taquari

Familiares de Mateus da Silva agradeceram à comunidade pela divulgação e pelas doações que possibilitaram a aquisição do equipamento para o jovem.

18/08/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Educação e Cultura

A família de Mateus da Silva, de 15 anos, morador do bairro Passo da Aldeia, em Taquari, participou da 35ª Romaria de Nossa Senhora da Assunção para agradecer pela conquista de uma cadeira motorizada, que vai facilitar a locomoção do adolescente.

Mateus, que está concluindo o 9º ano do ensino fundamental na Escola Municipal La Salle, enfrenta desafios diários devido à sua limitação de mobilidade causada pela mucopolissacaridose, uma doença genética rara que afeta diversos órgãos e sistemas do corpo.

Antes de receber a cadeira motorizada, a locomoção de Mateus era dificultada pela necessidade de ser carregado pela mãe, Regiane Galvão da Silva, principalmente porque a residência da família fica abaixo do nível da rua.

A cadeira foi adquirida graças a uma campanha solidária nas redes sociais, que arrecadou o valor necessário para a compra do equipamento. Como promessa, a família se comprometeu a percorrer os quase 4 km da procissão, realizada no Rincão José, em Taquari.

Nas redes sociais, Regiane agradeceu à comunidade pela divulgação e pelas doações, que tornaram possível a realização do sonho do filho.

Entenda a mucopolissacaridose (MPS)

A MPS é um grupo de doenças genéticas raras, também chamadas de doenças de depósito lisossômico. Elas ocorrem devido à deficiência de enzimas específicas responsáveis pela quebra de moléculas complexas chamadas glicosaminoglicanos (GAGs). A falta dessas enzimas provoca o acúmulo anormal de GAGs nas células, afetando múltiplos órgãos e sistemas.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC

Fonte: André Liziardi