Após transplante de rim, paveramense vive uma vida normal

Nilson Kuhn, morador de Santa Manoela passou por 1 ano e 3 meses de hemodiálise e aguardou por 6 meses na fila de espera por um transplante de rim.

26/07/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

Vivendo uma vida tranquila, simples e modesta, o agricultor Nilson Kuhn descobriu após uma série de sintomas que estava com problemas nos rins. Tudo começou com inchaço nas pernas e pés, falta de disposição e mal-estar.

Após uma consulta de rotina, na qual sua pressão estava alta, foi solicitado pelo médico uma bateria de exames, e nestes foram constatados a necessidade de fazer hemodiálise, devido a doença renal crônica avançada. Com isso Kuhn entrou na lista de espera para transplante de rim.

Morando com sua mãe, portadora de Alzheimer, perdeu seu pai em decorrência de câncer a cerca de 2 anos, mesmo com todos os obstáculos da vida, ele não perde o sorriso. Conta com orgulho que no período em que fez o tratamento de hemodiálise no Hospital Bruno Born em Lajeado costumava ajudar as pessoas que lá chegavam por vezes assustadas para iniciar o mesmo tratamento. “Eu tratava todos como amigos, alguns como irmãos. É difícil passar por isso, mas com todos se apoiando e de bom humor superamos juntos essa doença” disse.

Kuhn conta que recebeu a notícia durante a noite, foi um misto de ansiedade e felicidade. Morando em Santa Manoela, com dificuldade de sinal de telefonia – que só chega à localidade devido a um Kit Amplificador Repetidor de Sinal de Celular –  por volta da 0h, ele recebeu uma ligação informando que o rim esperado estava a caminho. Neste momento ligou para a Secretaria Municipal da Saúde, que prontamente o encaminhou para Lajeado. “1h28 nós estávamos lá, naquela mesma noite eu comecei uma nova vida” ressaltou Nilson. O paveramense passou por 1 ano e 3 meses de hemodiálise e aguardou por 6 meses na fila de espera por um transplante de rim.

Nilson Kuhn hoje vive uma vida normal após o transplante de rim. Créditos: Divulgação.

“Eu fui e comprei um cesta para a Dra. Nara Pimentel, a minha médica, ela me tratou bem, me acompanhou durante todo esse processo. Só tenho a agradecer a ela e toda a equipe do hospital” disse.

O Secretário Interino de Saúde e Assistência Social Marcelo Kreimeier esteve visitando Nilson Kuhn, que reside a 10 km do Centro de Paverama. “Temos que auxiliar a população com o que for possível na nossa área. E a visita pós-atendimentos, pós-cirurgias é importante para ouvirmos da população uma avaliação sobre os serviços, atendimentos e estarmos cientes dos seus anseios” ressalta o gestor.

“Eu só tenho a agradecer, motoristas, enfermeiros, médicos de Paverama e Lajeado, funcionários do Posto de Saúde e do Hospital Bruno Born, a Prefeitura e claro, a Deus, muito obrigado!” disse Nilson Kuhn, que hoje vive uma vida normal.

O que é hemodiálise:

Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.

AI Paverama