Amturvales finaliza projeto para tornar Trem dos Vales definitivo na região

Material será encaminhado para Rumo Logística e Agência Nacional de  Transportes Terrestres.

15/02/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

Na última semana, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos  Vales (Amturvales) e a coordenação do Trem dos Vales, promoveram a  apresentação do projeto executivo Trem dos Vales. Estiveram presentes  prefeitos e representantes das cidades por onde passará o trajeto do  trem e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Conforme o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, o projeto  executivo Trem dos Vales foi elaborado pela empresa Trilhar. “Está  muito bem embasado, mostrando tudo que é necessário para que a gente  possa ter o trem em definitivo”, observa. Arenhart destaca que a ideia  é possibilitar os passeios de trem permanentemente a partir do ano que  vem.

De acordo como o coordenador do projeto Trem dos Vales, Rafael  Fontana, o estudo feito pela Trilhar, durante todo o ano de 2019,  demonstra a viabilidade técnica e questões como segurança operacional,  sustentabilidade econômica e a responsabilidade social do projeto.  “Levaremos esse material para análise da Rumo Logística e da ANTT  (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Estamos elaborando  estratégias e deveremos trabalhar durante todo o ano nessas  tratativas. Não podemos esquecer de fortalecer todos o roteiros  turísticos que já temos, todas as estruturas existentes, porque  turismo não se faz de forma isolada”, afirma Fontana.

Para o presidente da Amturvales, também é necessário mobilizar as  prefeituras da região. “Isso é fundamental porque é o Vale do Taquari  quem vai se favorecer. Eu ressalto que o trem vai ser o ‘boom’ do  turismo no Vale. Já tivemos prova disso no último ano”, afirma  Arenhart, referindo-se aos oito passeios de trem realizados entre  agosto e setembro de 2019.
Em 2020, a intenção é oferecer mais quatro fins de semana com passeios  de trem, no mês de agosto, com trajetos entre Guaporé e Muçum e  Colinas e Roca Sales. “Estamos trabalhando diariamente para viabilizar  o Trem dos Vales. Teremos mais passeios do que no ano passado, afim de  aperfeiçoar esse passeio maravilhoso”, pontua o coordenador do  projeto, Rafael Fontana.

 

Plural Comunicação Integrada