Agronegócio: uma questão de valores

A jornalista Gilkiane Cargnelutti escreve semanalmente, direto de Brasília, para o Clic Paverama abordando o agronegócio.

27/07/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Agricultura e Meio Ambiente

Muita coisa tem sido dita a respeito dos nossos produtores rurais, responsáveis por grande parte dos alimentos que são colocados nas mesas dos brasileiros.

O que nem todos sabem é que na colônia as famílias têm dedicação exclusiva às atividades agropecuárias, conhecendo os processos e os produtos que são utilizados no cultivo da terra e na criação de animas.

Com o avanço das tecnologias e maquinários mais modernos, os produtores estão otimizando tempo e recurso financeiro na preparação do solo, no plantio, na aplicação dos defensivos agrícolas e na colheita de grãos.

Mas nada é feito de forma irresponsável. Há profissionais que estudam durante anos - muitos, inclusive, são filhos de agricultores – para trabalhar e garantir a produção de alimentos e o sustento das famílias no meio rural.

A qualidade e elevação da produtividade, com preservação ambiental e inovação tecnológica, estão tornando o Brasil um dos maiores exportadores de grãos do mundo.

Com exportações e preços recordes de commodities, os bons índices do agronegócio brasileiro devem se refletir nos indicadores econômicos do país e fazer inclusive com que o setor alcance uma parcela maior ainda no Produto Interno Bruto (PIB) em 2021.

Historicamente, o agro contribui com cerca de 20% a 25% de toda a riqueza produzida no Brasil, mas, neste ano, as pesquisas indicam que a pujança do campo deve fazer com que essa porcentagem salte para pelo menos 30%.

Por ter nascido numa família de agricultores, conheço a rotina desgastante que se estende do nascer do sol até o entardecer. Nessa época, em que as baixas temperaturas castigam os trabalhadores e as plantações, fico imaginando como é cômodo criticar quando o único esforço que se faz é ir até o supermercado e escolher os produtos que interessam.

Lavoura não é sinônimo de agrotóxico e agricultores não podem ser comparados com criminosos. Se existem excessos, esses devem ser fiscalizados e punidos como em qualquer outra atividade.

No campo, os valores são forjados com trabalho árduo. A honestidade e abnegação dos produtores rurais, que produzem o suficiente para alimentar cerca de 800 milhões de pessoas no mundo, devem ser reconhecidas.

Quebrando geada ou escaldando debaixo do sol, o agronegócio segue sua missão de abastecer o país, sempre buscando o desenvolvimento sustentável com melhores práticas. Como deve ser.