A missão de produzir alimentos

A jornalista Gilkiane Cargnelutti escreve semanalmente, direto de Brasília, para o Clic Paverama abordando o agronegócio.

05/08/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Agricultura e Meio Ambiente

Produzir alimentos e abastecer nosso país, principalmente em um período de pandemia, foi um dos grandes desafios dos produtores brasileiros.

E foi justamente a produção de alimentos que gerou 151.252 empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2021, segundo Comunicado Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), feito com base nos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Esses números demonstram que nossos produtores rurais seguem trabalhando para consolidar nosso país como um celeiro da produção mundial de alimentos. Segundo a Embrapa, a participação do Brasil na produção mundial de grãos cresceu de 6% em 2011 para 8% em 2020, com a agropecuária nacional avançando na esteira da forte demanda da China, principal compradora de soja e carnes brasileiras.

Atualmente, o agro brasileiro é responsável pela alimentação de cerca de 800 milhões de pessoas, ou aproximadamente 10% da população global.

Além de garantir a segurança alimentar, a produção agrícola e pecuária estimulam crescimento sustentável do país.

Nesse sentido, depois de alcançar crescimento recorde no ano de 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a CNA, teve alta de 5,35% no primeiro trimestre de 2021.

Considerando-se os desempenhos até o momento do agronegócio e da economia como um todo, o Cepea/CNA estima que a participação do setor no PIB total brasileiro pode ultrapassar os 30% em 2021.

Abrir portas para quem precisa trabalhar e colocar alimento na mesa das famílias brasileiras são duas tarefas que os produtores estão cumprindo com excelência. O agronegócio não parou e cada vez mais demostra que produzir com sustentabilidade será uma das nossas grandes missões. Com certeza o homem do campo está pronto para esse desafio. Que venham os próximos!