14º Fórum Tecnológico do Leite de Teutônia terá edição online 

06/11/2020

Por Clic Paverama | Contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Agricultura e Meio Ambiente

Por causa da pandemia de coronavírus, a 14ª edição do tradicional Fórum Tecnológico do Leite, de Teutônia, terá edição online. Assim, os participantes poderão acompanhar a programação que ocorrerá de 17 a 19 de novembro, sempre das 20h às 21h30, no canal de Youtube do Colégio de Teutônia, que realiza o evento ao lado da Emater/RS-Ascar, com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado. 

Com o tema "inovação", o Fórum apresentará oito casos de sucesso na atividade leiteira, com cada propriedade realizando relato de experiência. Na primeira noite (17/11), o tema será "Sistemas de produção de forragem", com casos sobre produção de forragem em áreas distantes da propriedade e pastagens de ciclo longo em áreas da lavoura, com a participação de agricultores de Vespasiano Corrêa e Fazenda Vilanova. A moderação será de Fernando Araújo, da cooperativa Dalia Alimentos. 

No dia 18/11, o tema em destaque será "Sistemas de armazenagem de milho na propriedade", com destaque para a silagem de milho de planta inteira, silagem de grão úmido e secagem e armazenagem de milho grão. Na ocasião participarão produtores de Paverama, Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados, com moderação da representante da Cooperativa Languiru e do Colégio Teutônia Cristiana Baruel Terra. 

Já a terceira noite (19/11) terá como destaque os "Sistemas de ordenha", com assuntos como ordenha canalizada em sistema de saída rápida, sistema de ordenha carrossel e ordenha robotizada sendo trabalhados por agricultores de Paverama e Estrela. A moderação será do coordenador do Centro de Formação de Agricultores de Teutônia (Certa) e extensionista da Emater/RS-Ascar, Maicon Berwanger. 

Não há necessidade de inscrições para acompanhar as atividades, bastando acessar o canal do Colégio Teutônia no Youtube. Além das cooperativas Languiru e Dalia, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) apoia o Fórum. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ctteutonia@emater.tche.br

Fonte: Leandro Augusto Hamester