14ª Copa Teutônia Cooperativa Languiru de Futebol inicia nesta sexta-feira

Tradicional certame de categorias de base segue até dia 24, reunindo equipes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e da Argentina.

16/01/2020

Por Desconhecido
Em Esportes

A partir desta sexta-feira, dia 17 de janeiro, Teutônia receberá em torno de 1.700 atletas de dois estados brasileiros, além da Argentina. Isto porque inicia a 14ª Copa Teutônia Cooperativa Languiru de Futebol, um dos maiores certames de categorias de base do Brasil. Competição segue até o dia 24 e movimentará 11 praças esportivas de Teutônia, além das escolas, centros comunitários e CTGs que servirão de alojamento.

A abertura da Copa Teutônia ocorre nesta sexta-feira, às 20h, no campo da SER Gaúcho, no Bairro Teutônia. Na ocasião, haverá o tradicional desfile das 86 equipes de 30 clubes participantes. Após a cerimônia de abertura, ocorre o primeiro jogo da competição, pela categoria 2004 (Sub-16), quando se enfrentam a equipe teutoniense AERC Juventus e CFA Manchister, de Santa Catarina.

A competição terá duração de uma semana, com 166 partidas, sendo que os jogos não têm cobrança de ingresso. Participarão da competição equipes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além da Argentina, que vem representada com oito equipes de três clubes. As equipes estarão divididas em seis categorias: Sub-17 (2003), Sub-16 (2004), Sub-15 (2005), Sub-14 (2006), Sub-13 (2007) e Sub-12 (2008). A tabela de jogos estará disponível em http://www.planetabolaeventos.com.br/index.php?op=1&cv=%2065.

Os 166 jogos movimentarão as praças esportivas do Gaúcho (Bairro Teutônia), Elegê (Bairro Languiru), Atlético Gaúcho (Bairro Canabarro), Avante (Boa Vista Fundos), Cruzeiro (Bairro Languiru), Esperança (Bairro Languiru), Fluminense (Linha Harmonia), Alto Taquari (Linha São Jacó), Lawi (Linha Wink), Ouro Verde (Bairro Alesgut) e Ribeirense (Linha Ribeiro). Durante este período, os atletas receberão três refeições diárias, tendo como praça de alimentação a Associação Pró-Desenvolvimento do Bairro Languiru.

A realização é da Administração Municipal, através da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria da Educação, com a organização do Planeta Bola, empresa que realiza as competições de categoria de base em diversas cidades do Brasil. Neste ano, a grande parceira do evento é novamente com a Cooperativa Languiru.

O diretor do Planeta Bola Eventos, Rubens Andrade Dias, destaca que a Copa Teutônia, há algum tempo, está consolidada como um dos principais certames de categorias de base. "Já tivemos grandes observadores na Copa e, este ano, não será diferente. Por isso, nossa expectativa é de continuidade no melhor serviço, fazendo da Copa Teutonia Cooperativa Languiru uma referência no mundo do futebol para adolescentes e jovens", frisa.

A competição deixa uma grande marca para Teutônia. "A Copa Teutônia auxilia na inserção turística da cidade. Já tivemos equipes dos mais variados cantos do Brasil e de outros países, que vieram e conheceram Teutônia e suas belezas. Então, Teutônia tem um valor muito grande para a competição e todos os atletas que já participaram e ainda participam", coloca Dias.

O secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia, Jean Marcos Galvão, deseja as boas-vindas a todos os atletas. "Teutônia se sente orgulhosa de receber uma copa deste porte. A Copa Teutônia já é tradicional e revela verdadeiros talentos do futebol. Além disso, o município pode mostrar as suas potencialidades, o que gera movimentação na rede hoteleira e no comércio. Esperamos que todos sintam-se em casa e saiam daqui, no dia 24, com o sentimento de querer voltar o mais breve para Teutônia", sublinha.

Atenção ao trânsito:

Devido ao trânsito intenso de automóveis e ônibus de outros locais, solicita-se que os motoristas tenham atenção redobrada no trânsito. Poderá haver bloqueios nas proximidades de praças esportivas e alojamentos, visando garantir a segurança dos competidores. Durante os horários das refeições, também haverá bloqueios na Avenida 1 Leste e Fernando Ferrari, nas proximidades da Associação Pró-Desenvolvimento do Bairro Languiru.

 

 

AI Teutônia