14ª Carreteada e Cavalgada da Cabriúva ocorre no próximo final de semana
A programação inicia na sexta-feira e segue no sábado. A organização é da Comunidade de Cabriúva.
09/04/2025
Por @ClicdoVale | contato@clicpaverama.com.br
Em Variedades

A Carreteada e Cavalgada de Cabriúva, ocorre na próxima sexta e sábado, dias 11 e 12, no interior de Paverama.
O evento tradicional está na sua 14ª edição terá uma programação diversificada com atrações culturais, musicais e a tradicional carreteada.
A programação inicia na sexta-feira e segue no sábado. A organização é da Comunidade de Cabriúva.
Confira a programação:
- Dia 11 de Abril | Sexta-feira: As festividades começam na sexta-feira, dia 11 de abril, com a recepção dos carreteiros e cavaleiros. A programação inicia às 19h30 com jantar (carreteiro e saladas). A noite haverá apresentações artísticas, destacando talentos locais, como gaiteiros e violeiros, a partir das 20h. Para fechar a primeira noite o baile contará com a animação do Musical MJ, a partir das 22h.
- Dia 12 de Abril | Sábado: No sábado, dia 12, a programação se intensifica com o início do desfile dos carreteiros e cavaleiros às 9h. Às 12h, será servido um churrasco, que também já parte da programação do evento.
A organização do evento destaca que a participação no evento é restrita a carreteiros e cavaleiros que estejam com seus animais devidamente cadastrados na inspetoria veterinária e que apresentem o GTA (Guia de Trânsito Animal). Essa medida garante a segurança e o bem-estar dos animais durante a festividade.
Sobre a Carreteada:
A carreteada foi criada para resgatar a cultura dos primeiros colonizadores descendentes de Açorianos que transportavam os produtos que colhiam e vendiam no comércio local. Depois o dono do comércio levava a mercadoria até Taquari para vender, tudo por meio de carroça, puxada por bois ou mulas. A mercadoria ia até o Cais do Porto para após ir até a capital gaúcha via transporte fluvial.
Naquele tempo a mercadoria transportada era a soja, o feijão, o milho e a mandioca que era feita a farinha de mandioca. Já as carroças eram com as rodas de chapa, hoje modificadas por rodas de pneus.
Mais lidas da semana