Carreteada e Cavalgada de Cabriúva reúne aproximadamente 150 carreteiros e cavaleiros em Paverama

O evento que está na sua 13ª edição, ocorreu entre sexta e sábado, na Comunidade Católica Santo Antônio, de Cabriúva.

11/03/2024

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Educação e Cultura

Paverama recebeu neste entre a sexta, dia 8 e sábado, dia 9, mais uma edição da tradicional Carreteada e Cavalgada da Cabriúva.

Organizada pela Associação dos Moradores da Cabriúva, o evento que está na sua 13ª edição, levou aproximadamente 150 carros de boi e cavaleiros à sede da Comunidade Católica Santo Antônio, no interior de Paverama.

O evento iniciou na sexta-feira, dia 8, com apresentações artísticas e confraternização entre os presentes e seguiu no sábado, dia 9, com o tradicional desfile, que contou com a presença de 104 carreteiros e 44 cavaleiros que percorreram aproximadamente 3 quilômetros nas estradas da localidade.

A carreteada foi criada para resgatar a cultura dos primeiros colonizadores descendentes de Açorianos que transportavam os produtos que colhiam e vendiam no comércio local. Depois o dono do comércio levava a mercadoria até Taquari para vender, tudo por meio de carroça, puxada por bois ou mulas. A mercadoria ia até o Cais do Porto para após ir até a capital gaúcha via transporte fluvial.

Naquele tempo a mercadoria transportada era a soja, o feijão, o milho e a mandioca que era feita a farinha de mandioca. Já as carroças eram com as rodas de chapa, hoje modificadas por rodas de pneus. 


Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp. ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC!