Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo

Mais sobre abdominoplastia

Por que fazer uma abdominoplastia?

Muitas pessoas passam incontáveis horas na academia ou permanecem bastante ativas para conseguir um abdome plano e tonificado. No entanto, algumas das rotinas mais intensas de exercício e as mais restritivas dietas podem ainda assim te deixar aquém desse objetivo. Mesmo pessoas atléticas, que têm peso corporal normal, podem ter um abdômen protuberante e/ou flácido e com gordura localizada insistente.

Algumas das razões mais comuns para isso incluem:

·         Grandes flutuações no Peso

·         Genética

·         Operações Médicas Prévias

·         Gravidez

·         Perda de elasticidade da pele com a idade

·         Má alimentação e abuso de álcool

Para aqueles que estão dentro do peso e tem boa qualidade e firmeza da pele na região, a lipoaspiração pode ser indicada. Já para aqueles que tem excesso de tecido adiposo, afrouxamento da cinta abdominal e flacidez, a abdominoplastia pode ser recomendada.

Uma conjugação chamada lipoabdominoplastia pode ser procedida naqueles casos onde a gordura localizada se associa às outras características que indicam uma abdominoplastia.

Tipos de abdominoplastia

Pacientes de abdominoplastia têm necessidades diferentes e, por isso, existem várias diferentes abordagens para a abdominoplastia.

Abdominoplastia Endoscópica: 

Procedimento minimamente invasivo usado para tratar apenas músculos abdominais afastados (diástase abdominal) que produz uma cicatriz mínima.

Mini Abdominoplastia: 

Técnica de abdominoplastia menos extensiva que pode abordar de pequena à moderada flacidez da pele e excesso de gordura.

Abdominoplastia Completa: 

O estilo clássico da cirurgia de abdominoplastia, que aborda flacidez significativa da pele, gordura e músculos abdominais afrouxados através de uma incisão maior, quadril a quadril e que geralmente engloba a retirada de tecido até o umbigo, e seu reposicionamento.

Abdominoplastia Estendida: 

Uma abdominoplastia estendida pode tratar uma quantidade maior de excesso de pele e gordura - e pode até ajudar a melhorar a aparência da parte superior das coxas. A incisão se estende parcialmente ao redor dos flancos e parte das costas.

Abdominoplastia Circunferencial: 

Técnica de abdominoplastia que também aborda questões estéticas das nádegas e coxas inferiores. A incisão para este procedimento se estende por toda a circunferência do corpo. Muito usada em pacientes pós cirurgia bariátrica.

Neste artigo, iremos considerar a abdominoplastia completa para explicação do procedimento, prazos, descrições e outros detalhes. Quase todas as explicações se adequam aos outros procedimentos citados acima, mas com algumas variações.

Candidatos à abdominoplastia:

Bons candidatos para cirurgia plástica de abdome são pessoas que gostariam de se verem livres de qualquer quantidade de flacidez e frouxidão muscular na área abdominal. Os pacientes cuja preocupação é apenas um excesso de gordura localizada na área da barriga devem considerar apenas a lipoaspiração.

Os pacientes prontos para a abdominoplastia, por razões de segurança, devem ter uma boa saúde geral, e para obter bons resultados devem ter um peso saudável ou próximo ao ideal antes de se submeterem ao procedimento. Como acontece em qualquer cirurgia plástica, expectativas realistas são fundamentais para aproveitar os belos resultados de uma abdominoplastia e evitar decepções. A abdominoplastia pode produzir melhora acentuada, mas não atingirá a perfeição.

A cirurgia é particularmente útil para mulheres que, através de gravidezes múltiplas, esticaram seus músculos e a pele abdominal além do ponto em que podem voltar ao normal. 

Pacientes que pretendem perder muito peso devem adiar a cirurgia. Além disso, as mulheres que planejam futuras gestações devem esperar, pois os músculos do abdome, que são reaproximados durante a cirurgia, podem se separar novamente durante a gravidez. Se você tem cicatrizes de uma cirurgia abdominal anterior, a Dra. Rita Sotelo pode se opor à abdominoplastia ou alertá-lo de que as cicatrizes podem ser mais proeminentes.

Consulta de abdominoplastia:

Como há muitos tipos diferentes de cirurgia de abdominoplastia o primeiro passo será discutir seus objetivos em uma consulta com a Dra. Rita Sotelo, em nossa clínica de Lajeado. Nossa cirurgiã plástica chefe irá ajudá-lo(a) a determinar qual técnica é a mais apropriada para a quantidade de flacidez da pele, excesso de gordura e frouxidão muscular, que você apresenta na região do abdome.

Durante sua consulta, ela te ajudará a elaborar um plano de tratamento personalizado para maximizar os resultados e te oferecer uma ótima recuperação. Durante sua consulta, você conversará com a Dra. Rita e terá a oportunidade de fazer qualquer pergunta. Ela também avaliará se você é ou não um bom candidato para cirurgia de abdominoplastia e se suas expectativas para o procedimento são realistas.

Antes de decidir fazer uma cirurgia pense cuidadosamente sobre suas expectativas e discuta-as com a Dra. Rita Sotelo.

O Procedimento de abdominoplastia

Há tantas variações na abdominoplastia que é impossível generalizar cada técnica do procedimento. No entanto, a técnica clássica é a abdominoplastia completa, abordando a diástase abdominal e o excesso de tecido entre a região púbica e o umbigo. A abdominoplastia é realizada sob anestesia geral, e todo o procedimento leva aproximadamente de 2 a 3 horas.

Para todas as técnicas, as incisões são feitas a partir do baixo-ventre e estendem-se até onde for necessário para alcançar os resultados desejados. No caso da abdominoplastia completa, isso geralmente significa uma incisão que se estende de lado a lado do quadril. Através desta incisão, o cirurgião removerá todo o tecido (pele e gordura) necessário e suavizará os contornos da barriga. Os músculos abdominais, comumente frouxos, serão reaproximados e o excesso de pele será removido para um contorno plano e esteticamente agradável. O umbigo também será reposicionado e recolocado com muito zelo.

Passo a passo:

O procedimento de abdominoplastia inclui as seguintes etapas:

Passo 1 - Anestesia:
Medicamentos são administrados por nosso excepcional anestesiologista para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. A escolha de praxe é a anestesia geral devido a extensão da cirurgia.

Passo 2 - A incisão:
Uma abdominoplastia completa requer uma incisão horizontal entre a região pubiana e o umbigo, numa altura que seja sobreposta pelo biquíni.

Incisão:

A forma e o comprimento da incisão serão determinados pela quantidade de excesso de pele. Uma vez que a pele abdominal é levantada, os músculos abdominais enfraquecidos são reparados.

Na abdominoplastia completa (ou clássica) uma segunda incisão ao redor do umbigo pode ser necessária para remover o excesso de pele na parte superior do abdome. Essa incisão não é necessária na mini abdominoplastia ou em abordagens onde a flacidez não alcança a região alta do ventre.

Suturas:

A pele abdominal que sobra é eliminada e a parte superior é puxada para baixo como uma cortina. As partes são unidas e suturadas. Uma nova abertura para o umbigo é criada (lembre que a pele onde ele ficava foi eliminada junto à flacidez). O umbigo é então reposicionado e suturado na nova posição.

Passo 3 - Fechando as incisões:
Suturas, adesivos de pele, fitas ou clipes fecham as incisões.

Passo 4 - Veja os resultados:
Sua abdominoplastia resultará em um contorno abdominal mais plano e firme, mais proporcional ao seu tipo de corpo e peso. A cintura estará claramente mais torneada.

Uma vez realizada a plástica de abdome, os resultados são considerados permanentes. Embora os efeitos sejam duradouros, eles podem ser afetados negativamente por flutuações de peso significativas. Para as mamães os efeitos de um procedimento de abdominoplastia podem ser afetados por outras gravidezes após o procedimento, o que pode abrir os músculos reparados em nova diástase. Se você está pensando em ter mais filhos, pode ser uma boa ideia adiar sua abdominoplastia.

A abdominoplastia funciona bem em conjunto com a lipoaspiração, quando é chamada lipoabdominoplastia. A lipoaspiração quando conjugada nos casos recomendados, melhora os resultados finais, tratando depósitos gordurosos difíceis, e oferecendo um contorno ainda melhor.

Uma abdominoplastia completa não tem objetivo de tratar estrias, mas corrigirá aquelas que ficam abaixo do umbigo. Embora haja melhora nas áreas onde o excesso de pele foi removido, aquelas áreas anteriormente acima do umbigo (não resseccionadas) ainda manterão a "pele antiga", com ou sem estrias.

Recuperação:

A maioria dos procedimentos de abdominoplastia são considerados cirurgias de grande porte e os pacientes precisam estar preparados para um processo de recuperação razoavelmente longo. Embora atividade pesada deva ser evitada por várias semanas, os pacientes devem se movimentar logo após a cirurgia. A maioria dos pacientes da Dra. Rita Sotelo já está pronta para retornar ao trabalho em cerca de três semanas.

Exercícios leves são encorajados assim que os pacientes estiverem confortáveis, mas normalmente levará seis semanas ou mais até que níveis maiores de atividade sejam atingidos.

Após a cirurgia, drenos cirúrgicos podem ser colocados, e se necessário serão administrados analgésicos injetáveis para controle da dor e desconforto. Se os drenos forem usados, eles serão removidos após cerca de uma semana. O inchaço persistirá por várias semanas, desaparecendo gradualmente ao longo dos meses pós cirurgia, com o resultado final se estabilizando após cerca de seis meses a um ano. No entanto, os pacientes serão capazes de ver resultados preliminares antes deste tempo.