Decorando por Luiz Felipe Guterres Machado

CASACOR Rio Grande do Sul

No último sábado de agosto, dia 25, pude visitar a versão gaúcha da CASACOR, a maior mostra de Design de Interiores do país, desta vez acontecendo no bairro Três Figueiras e não mais no Petrópole Tênis Clube, como costumava ser. Os ambientes assinados por vários arquitetos gaúchos estão localizados em 6 casas na rua Carlos Huber, e vale a pena conferir de perto as novidades da área.

Apesar de também seguir o conceito “A Casa Viva”, a CASACOR Porto Alegre nos aproxima muito mais da realidade da maioria das pessoas que a versão paulista, devido ao fato de acontecer em casas reais com espaços menores e cheios de limitação, muitas delas as quais todos nós temos que lidar ao reformar nossas próprias casas.

Dentre os principais destaques, está a Suíte Duvet do arquiteto Rafael Kroth. O ambiente conta com texturas variadas, tons claros e delicados e o ponto alto é a grande janela que, além de inundar o ambiente com luz natural, trouxe muito verde da área externa pra dentro do dormitório.

Créditos: Luiz Felipe Guterres Machado

Créditos: Luiz Felipe Guterres Machado

Créditos: Luiz Felipe Guterres Machado

Outro ambiente que se destaca é o Estar do Fetter e Rodaika, do arquiteto Rogério Pandolfo. O espaço, que foi criado para o casal de comunicadores usa tons neutros e deixa os pontos de cor rosa e verde para os flamingos e as costelas de Adão, que estão em alta na decoração, na moda e em todos os lugares.

Créditos: Luiz Felipe Guterres Machado

Créditos: Luiz Felipe Guterres Machado

Créditos: Luiz Felipe Guterres Machado

E por último o meu ambiente predileto, Pedacinho azul do papel, projetado pelas arquitetas do Lineastudio Arquiteturas. Esta suíte projetada para um menino a partir de 6 anos teve muitos desafios, como a falta de espaço e o pé direito alto, mas usando como ponto de partida a música de Toquinho, conseguiram criar um ambiente fantástico, cheio de elementos para incentivar a imaginação e o aprendizado do menino. Atrás da cama foi instalada uma tela tensionada que propaga uma iluminação difusa e indireta no ambiente. A bicicleta fica suspensa através de ganchos e uma corda que pode ser colocada e tirada pela própria criança. Aproveitando a altura do pé direito, foi criado um mezanino com mesa de estudos e armário acima da cama, acessado por uma escada de estilo Santos Dumont e de onde pode descer através de um tubo estilo “poste de bombeiro”.

Créditos: Revista Casacor 2018

Créditos: Luiz Felipe Guterres Machado

Créditos: Luiz Felipe Guterres Machado

A CASACOR Porto Alegre está imperdível, cheia de tudo que é novidade em marcenaria, acessórios, automação, acabamentos e novidades na área. A mostra vai até o dia 16 de setembro e abre de terças a domingos, se for para Porto Alegre, não deixe de visitar os ambientes com o melhor da Arquitetura e Design de Interiores do nosso estado.