Decorando por Luiz Felipe Guterres Machado

CASACOR São Paulo 2018

Termina no próximo domingo, dia 29 de julho a 32ª edição da CASACOR São Paulo, a maior mostra de arquitetura e design de interiores das Américas. A feira vem recebendo pessoas de diversas partes do país e do mundo desde o dia 22 de maio, e eu tive a oportunidade de visitar os mais de 80 ambientes que compõem a mostra.

Sediada desde 2006 no Jockey Club de São Paulo, a temática deste ano é “A Casa Viva”, trazendo a ideia de integração interno/externo, natureza, ventilação, luz natural, plantas, tecidos grossos, água corrente, pedra e diversos outros elementos naturais que, na maioria das vezes, são tão pouco explorados dentro de casa. A ideia de trazer a natureza pra dentro de casa foi tão forte que vários ambientes foram montados junto a árvores centenárias – todas foram protegidas durante a instalação e continuam recebendo todos os cuidados para continuarem saudáveis após o fim da feira.

Entre os 82 ambientes, os que eu mais gostei são a Villa Olivo Todeschini, do arquiteto João Armentano e A Casa Terra, da designer de interiores Paola Ribeiro. Em 320m², João Armentano criou espaços cheios de leveza e tranquilidade. O destaque do projeto fica por conta da oliveira de 300 anos que veio do Uruguai. Além de grandes portas pivotantes que se abrem pro jardim, espelhos foram posicionados estrategicamente dando a impressão de que várias oliveiras compõem o espaço.

Legenda: A Villa Olivo Todeschini é composta por tons neutros e linhas retas. Créditos: CASACOR

Legenda: Grandes janelas pivotantes se abrem para a área externa. Destaque para a oliveira de 300 anos no jardim. Créditos: CASACOR

O projeto de Paola Ribeiro foi fundamentado a partir de duas árvores que se encontravam no local, e com o uso de madeira, tons escuros, grandes janelas e muitas plantas, ela conseguiu criar um ambiente super aconchegante, lembrando um jardim dentro de casa. A bancada da pia também é super interessante porque não é fechada, e conta com uma gaveta que acomoda os vasos de temperos frescos, sempre à disposição de quem cozinha.

Legenda: Duas árvores roubam a cena neste living integrado à cozinha. Créditos: CASACOR

Legenda: Uma bancada totalmente aberta para a pia foi a escolha para o projeto. Do lado direito, uma gaveta comporta vasos com temperos frescos.Créditos: CASACOR

A CASACOR é enorme e poder conferir de perto tudo que é novidade e tendência para 2018/2019 é como mergulhar em uma piscina de ideias. Muitos dos materiais, cores e texturas que foram usados na feira, serão os queridinhos do décor nos próximos meses, só depende da forma com a qual cada um vai adequar a sua casa, renovando o estilo e trazendo um pouco da “Casa Viva” pra dentro das nossas casas.