Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo

A Cirurgia Plástica no Inverno

Recuperação:

O principal ponto é o tempo de recuperação. Se você deixar para passar pela intervenção no verão, passará uma parte da estação em casa, aguardando seu corpo se recuperar. Sim, em alguns casos o descanso é de apenas 15 dias ou um mês, mas isso não significa que os resultados aparecem tão rápido assim, necessariamente. Até que o inchaço suma e as cicatrizes fiquem bem firmes, se vão alguns meses.

Edema:

Um dos efeitos colaterais que mais ocorrem e também dos mais incômodos nas cirurgias é o inchaço, ou edema. A boa notícia é que ele diminui com as temperaturas mais baixas.

Conforto:

O inverno permite muito mais conforto dentro de casa em diversos sentidos, principalmente no pós-operatório. Primeiro porque temperaturas baixas fazem com que o repouso seja mais natural e fácil. Depois, porque o uso de determinadas peças é facilitada quando não se está morrendo de calor, como é o caso de cintas modeladoras ou sutiãs especiais.

Pele:

Para todo tipo de cirurgia estética há uma regra universal: evitar o sol. Ele pode causar manchas na pele da região afetada. Assim, em alguns casos, ele deve ser evitado por até 3 meses.

O inverno facilita muito esse cuidado, uma vez que os raios solares serão mais fracos naturalmente. O uso de protetor solar pode continuar sendo necessário, mas de forma bem mais sossegada.

Roupas:

Enquanto os resultados não chegam por completo, muitas pessoas sentem vontade de cobrir a região durante algum tempo, o que pode ser desconfortável no verão. O inverno oferece essa possibilidade sem que você sinta muito calor e sem que ninguém ache estranhas as camadas extras.

É claro que é preciso considerar que o melhor período para fazer a cirurgia é o que for melhor para você, individualmente. A recuperação requer algum tempo e nem todo mundo tem disponibilidade para passar por ela no inverno. Porém, no que for possível, tente programar as coisas para que isso dê certo. Agendar as férias durante o inverno, por exemplo, já é um bom jeito de aproximar a cirurgia plástica do inverno e do seu tempo livre.