Agro em Pauta por Gilkiane Cargnelutti

A história sendo escrita

Havia muita expectativa sobre as manifestações que marcariam o dia 07 de setembro de 2021, data que o país comemora os 199 anos da Independência Brasileira em relação a Portugal.

Em Brasília, as movimentações começaram semanas antes, principalmente por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro de diversos estados, e foram ganhando força após uma série de embates do mandatário com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Em uma demonstração de total insatisfação com a conduta da mais alta corte do país, os manifestantes carregavam faixas pedindo respeito aos artigos da Constituição Federal que garantem a liberdade de manifestação e expressão.

Só quem acompanhou de perto sabe o que de fato aconteceu. Foi um Sete de Setembro diferente, uma festa puramente cívica, de cidadania, patriotismo, amor ao país e, sobretudo, um grito de liberdade de pessoas que não aceitam mais ter restringidas suas garantias individuais.

Como não poderia ser diferente, o agronegócio também teve uma participação relevante nesse movimento. Caminhões e ônibus com produtores rurais - que garantem a segurança a alimentar, contas externas, equilíbrio na balança comercial e o Produto Interno Bruto (PIB), lotaram as estradas em direção à capital federal e coloriram a Esplanada dos Ministérios de verde e amarelo.

Somos um país livre, soberano e cheio de riquezas, com uma agropecuária pujante, de gente empreendedora. O recado das ruas é para que nossa democracia não seja colocada em risco e para que cessem as tensões políticas, os conflitos e desentendimentos que tiram o foco dos reais problemas que precisam ser combatidos: a inflação e o desemprego.

Os poderes precisam trabalhar em harmonia, ainda que totalmente independentes. A história está sendo escrita. Que os novos capítulos tenham respeito à Constituição, à democracia e à liberdade de expressão. São pautas legítimas que têm o apoio de milhares de brasileiros que estão preocupados com o futuro da nação.

 

Gilkiane Cargnelutti - Jornalista