Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo

O que é braquioplastia?

Braquioplastia ou lifting de braços é um procedimento da cirurgia plástica que visa melhorar a aparência dos braços. Durante um lifting braquial o excesso de pele e gordura normalmente removido se localiza entre a axila e o cotovelo. Após a eliminação do excesso a pele é esticada e reposicionada para criar uma aparência mais tonificada.

Uma braquioplastia é um procedimento cirúrgico que tem objetivo de reduzir a flacidez daquela pele que cai muito claramente no tchauzinho. Uma lipoaspiração antes do procedimento pode também diminuir o contorno dos braços, afinando-os.

A flacidez dos braços pode ser causada pela idade, perda de peso ou simplesmente uma característica genética de distribuição natural de gordura que causa excesso de pele no braço.

Quem é o candidato ideal a uma braquioplastia?

Os candidatos ideais para a cirurgia de lifting dos braços são pacientes saudáveis, com excesso de pele nos braços, geralmente como resultado de uma perda de peso significativa.

Quais são as vantagens da braquioplastia?

  • Remove o excesso de pele e gordura dos braços
  • Firma e tonifica os braços
  • Facilita o uso de roupas

Quais são as desvantagens da braquioplastia?

As cicatrizes de braquioplastia são normalmente aparentes. Tendem a ser algumas das cicatrizes mais visíveis deixadas após uma cirurgia plástica estética. Porém muitos pacientes ainda acham isso uma troca aceitável para se livrar de toda a pele solta.

Que tipos de braquioplastia estão disponíveis?

Os mais comuns são:

Mini Braquioplastia ou Braquioplastia Axilar

O tipo de braquioplastia realizada depende da quantidade e localização do excesso de pele. Se o excesso de pele pendurada estiver localizado e limitado a alguns centímetros da axila, esse excesso de pele poderá ser puxado para cima e ressecado na axila com uma braquioplastia axilar, de cicatriz bem discreta.

Braquioplastia completa

No entanto, para aqueles pacientes cujo excesso de pele se estende como uma “asa de morcego”, da axila ao cotovelo, a única opção é a remoção completa do excesso de gordura e pele do braço em uma braquioplastia completa.

A quantidade de flacidez da pele determinará qual método de lifting braquial é mais eficaz para você.

Como sei se preciso de um braquioplastia ou se apenas a lipoaspiração seria suficiente?

A resposta depende da quantidade de gordura presente e da qualidade da sua pele.

Aqueles que perderam uma quantidade considerável de peso geralmente têm estrias e tônus de pele ruim, e responderiam mal apenas à lipoaspiração. Esses pacientes geralmente precisam de remoção da pele na forma de um lifting de braços. Pacientes com bom tônus de pele, sem estrias e apenas um pequeno excesso de gordura são melhores candidatos à lipoaspiração isolada.

Quanto tempo leva a cirurgia plástica dos braços?

Para contornar os dois braços, a duração total da cirurgia é de aproximadamente três horas.

Como me preparo para a cirurgia?

A melhor maneira de se preparar para uma cirurgia plástica é entender por que você está realizando o procedimento, o que exatamente será executado e quais serão seus resultados. Se houver problemas médicos, como pressão alta ou diabetes, eles devem ser bem controlados antes da cirurgia.

Os fumantes devem parar de fumar para diminuir o risco de má cicatrização. Todos os pacientes devem estar livres de nicotina por pelo menos seis semanas antes e após a cirurgia.

Que tipo de anestesia é usada na cirurgia de elevação do braço?

Braquioplastias são realizadas em centro cirúrgico sob anestesia geral. Além disso, muitos anestesistas usam anestésicos locais adicionais na área cirúrgica para fornecer um controle adicional da dor no pós-operatório.

A lipoaspiração é realizada ao mesmo tempo que uma braquioplastia?

Ainda que se peça para que muitos pacientes percam boa parte do excesso de gordura e estabilizem seu peso antes de comparecerem para uma consulta, alguns ainda têm excesso de gordura, que pode ser removida no início do procedimento através da lipoaspiração.

Quanta pele é removida durante uma cirurgia de lifting braquial?

A quantidade de pele removida é determinada pelo grau de flacidez de pele.

Geralmente uma grande elipse de pele é retirada da axila até o cotovelo. Em muitos pacientes com perda de peso maciça, há tanta pele frouxa que a excisão se estende do cotovelo ao antebraço e através da axila até a lateral do tórax. Isso é conhecido como braquioplastia em “L”.

Onde estarão as cicatrizes de uma braquioplastia típica?

A cirurgia plástica de braços foi projetada para esconder as cicatrizes o máximo possível.

Após a cirurgia, quando os braços estiverem junto ao corpo do paciente, as cicatrizes não serão visíveis. Elas podem ser vistas, no entanto, ao usar-se camisas de manga curta com os braços elevados.

Drenos serão usados ??em um lifting de braços típico?

Drenos são normalmente usados em cada braço e geralmente removidos em 3-4 dias. Em casos maiores, às vezes dois drenos podem ser colocados. Não se preocupe, drenos removem o excesso de sangue e líquido sob as abas da pele para reduzir o inchaço e acelerar a recuperação. Eles também ajudam a prevenir a formação de seroma.

Há muita dor após uma braquioplastia?

Normalmente, em liftings de braço completos, logo no início do procedimento, pequenas incisões são feitas para se infiltrar um anestésico local diluído e epinefrina. O anestésico local reduz substancialmente a dor após a cirurgia, enquanto a adrenalina reduz drasticamente a perda de sangue e os hematomas. Embora sejam prescritos analgésicos, a maioria dos pacientes os abandona em apenas alguns dias.

Que tipos de curativos são usados ??após uma braquioplastia?

Como todas as suturas são profundas para evitar marcas de ponto, as incisões são cobertas com fitas estéreis, uma gaze impregnada de antibióticos, gaze volumosa estéril e bandagens.

Depois que os drenos forem removidos, roupas de compressão serão usadas por várias semanas.

Quando posso começar a me exercitar novamente?

São necessárias aproximadamente uma a duas semanas para retomar as atividades diárias e aproximadamente quatro a seis semanas (às vezes mais) para retomar a maioria das atividades esportivas.