Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo

Perguntas e Respostas de Ginecomastia

Ginecomastia é um termo médico originado do grego e significa “seios parecidos com os de mulher". A Cirurgia de ginecomastia visa corrigir essa aparência oferecendo contornos mais masculinos às mamas masculinas.

O que causa a ginecomastia?

Embora certos medicamentos, como esteroides anabolizantes, medicamentos contendo estrogênio, álcool, maconha e certas condições médicas, incluindo câncer, função hepática comprometida ou problemas da tireoide possam causar ou contribuir para o aumento das mamas masculinas: é amplamente aceito que enorme porcentagem de casos de ginecomastia derivam de problemas hormonais e geralmente começam a aparecer na puberdade, quando os níveis aumentam devido ao início da maturidade física.

A testosterona é responsável por desenvolver características masculinas, enquanto o estrogênio traz as características femininas. Baixos níveis de testosterona ou altos níveis de estrogênio nos homens podem causar o desenvolvimento de tecido mamário feminilizado, a ginecomastia.

A ginecomastia é comum?

Vários estudos analisaram a frequência de ginecomastia na população geral e a incidência pode ser de 60 a 70%. É muito encontrada em três faixas etárias: recém-nascidos, jovens durante a puberdade e homens mais velhos.

Em recém-nascidos, a ginecomastia ocorre devido a uma anormalidade na proporção de testosterona em relação aos estrogênios. Quando essa proporção é baixa, o efeito do estrogênio é mais forte e estimula o crescimento do tecido ao redor da mama. Já em jovens adolescentes a ginecomastia fisiológica muitas vezes resolve-se espontaneamente, sendo que só se deve iniciar um tratamento se a condição estiver trazendo sofrimento emocional ao adolescente. A ginecomastia fisiológica, nesses casos, costuma melhorar espontaneamente em torno de 6 meses a 2 anos após o início do sintoma. Se persistir após dois anos do início ou perdurar após os 17 anos de idade, serão necessárias mais investigações.

Em idosos a diminuição dos níveis de testosterona livre pode levar ao surgimento da ginecomastia fisiológica, mais comumente entre os 50 e 69 anos, com uma alta incidência de 72%.

A ginecomastia pode ser corrigida pela perda de peso?

Dieta, exercício e a perda de peso decorrente não podem resolver casos de ginecomastia. A única solução para tratar efetivamente a ginecomastia é com cirurgia de redução de mama masculina, a cirurgia de ginecomastia.

Alguns pacientes necessitam apenas da remoção ou redução da glândula mamária, enquanto outros ainda podem ter excesso de gordura, que também contribui para o aumento das mamas.

Muitos de nossos pacientes aqui na Clínica Sotelo tem uma ou mais dessas queixas abordadas para alcançar os resultados que procuram: um contorno e formato mais masculino das suas mamas.

O que é pseudoginecomastia?

A pseudoginecomastia torna os seios masculinos anormalmente grandes, mas não é considerada ginecomastia de fato.

A pseudoginecomastia é uma condição na qual o tecido adiposo é responsável pelo aumento observado, principalmente em homens que tiveram ganho de peso significativo, e pode ser revertido com a perda de peso, se a pele não estiver muito flácida e exigir uma intervenção estética das mamas.

Qual é a diferença na sensação da mama com Ginecomastia e a com Pseudoginecomastia?

Com a chamada 'Pseudoginecomastia' a mama fica macia e homogênea, como uma mama feminina de tamanho semelhante. Por outro lado, a ginecomastia parecerá um disco firme e bem definido de tecido diretamente abaixo da aréola e da pele ao redor. A maioria dos pacientes têm uma combinação de aumento difuso de gordura e quantidades variadas de tecido glandular subareolar fibroso.

Como posso saber se o aumento das minhas mamas foi causado por tecido adiposo ou tecido mamário?

Em geral, o tecido mamário tem uma consistência mais firme do que o componente gorduroso. Se a mama for grande, pode ser difícil sentir esse tecido firme, mas isso fica mais evidente após a lipoaspiração do componente gorduroso.

Como são as cicatrizes da cirurgia de ginecomastia?

Haverá cicatrizes ao redor da aréola neste procedimento, mas as cicatrizes desaparecerão por um período de tempo e se tornarão menos visíveis. Casos com muita flacidez de pele podem exigir incisões laterais, em formato vertical ou até em T invertido.

Idade ideal para cirurgia de ginecomastia

Você pode se submeter a uma cirurgia de ginecomastia se houver excesso de gordura e tecido glandular em seus seios. Embora exista uma alta probabilidade de que mais de um procedimento seja necessário em adolescentes que a realizam cedo por necessidade psicológica, não há desvantagens em realizar  cirurgia novamente quando necessário.

De todo modo, em geral, recomendamos que você espere até os 18 anos de idade.

Quais são os benefícios da cirurgia de redução de mama masculina?

Os resultados da cirurgia de ginecomastia são ‘permanetes’ (a glândula não cresce mais), embora ganho de peso e obesidade subsequente possa criar um efeito semelhante à ginecomastia (pseudoginecomastia). Alguns dos benefícios da cirurgia incluem um tórax mais firme, mais plano e contornado.  

Se estou com sobrepeso ou obeso, devo perder peso antes da cirurgia?

É aconselhável aguardar o tratamento até estar dentro de uma faixa de peso saudável. As razões para isso são várias:

1. A obesidade pode aumentar os riscos para a saúde do paciente.

2. Perder grandes quantidades de peso para fazer uma cirurgia não é saudável.

3. Se o tratamento for feito antes da perda de peso, a condição poderá não ser resolvida após uma perda significativa de peso.

Portanto, recomenda-se que os pacientes adiem a cirurgia de ginecomastia até depois de atingirem o peso desejado e permanecerem nesse peso estável por um tempo.

Como é realizada a cirurgia de ginecomastia?

Durante a cirurgia de redução de mama masculina é feita uma incisão na borda da aréola ou na área das axilas, permitindo ao cirurgião remover o excesso de tecido glandular, gordura e pele dos lados e na parte inferior da mama.

Grandes reduções, que envolvem a remoção de uma quantidade significativa de tecido e pele podem exigir incisões maiores e cicatrizes mais visíveis.

A cirurgia pode ser realizada individualmente ou em conjunto com a lipoaspiração quando existe a gordura no contexto do crescimento das mamas.

Quanto tempo leva para ser realizada a cirurgia?

A cirurgia de ginecomastia leva de 1 a 2 horas, dependendo da quantidade de tecido glandular, gordura e excesso de pele que precisa ser removida. A ginecomastia geralmente é realizada em nível ambulatorial, usando anestesia geral ou local.

Existe tratamento não-cirúrgico para Ginecomastia?

Embora você possa ler sobre curas fáceis e não cirúrgicas, e há pesquisas consideráveis ??em andamento com o objetivo de encontrar uma maneira de revertê-lo sem cirurgia, não existe tratamento médico não-cirúrgico eficaz no momento.

A lipoaspiração pode ser usada sozinha para redução de mama masculina?

A cirurgia de redução de mama masculina pode ser realizada com lipoaspiração, mas na maioria dos casos não é uma técnica adequada quando utilizada isoladamente. Remover a gordura ao redor da glândula pode criar um formato não natural causando uma cirurgia secundária no futuro.

A glândula inteira será removida durante a cirurgia?

A cirurgia de ginecomastia é um procedimento cosmético e, na maioria dos casos, apenas a quantidade suficiente de glândula é removida para criar um peito plano e contornado. Em casos extremos, às vezes tudo pode ser removido e isso será discutido e determinado durante a sua consulta.

A cirurgia de redução de mama masculina é dolorosa?

A tolerância à dor é diferente para cada paciente, mas geralmente a cirurgia de ginecomastia não é particularmente dolorosa e a maioria dos homens precisa de analgésicos por apenas 2 ou 3 dias.

A sensação do mamilo será afetada após a cirurgia de ginecomastia?

Em qualquer cirurgia mamária, sempre é possível haver uma alteração na sensação dos mamilos, e alguns pacientes relatam alterações na sensação, enquanto outros não sofrem nenhuma alteração. Normalmente essa sensação se reestabelece em até 1 ano.

Quais são os riscos ou complicações da cirurgia de redução de peito masculina?

Embora raras, as complicações cirúrgicas podem ocorrer em todos os tipos de cirurgia e incluem sangramento, infecção, hematomas, inchaço, dormência temporária, falta de sensação, assimetria pós-operatória, alterações pigmentares e acúmulo de líquidos.