Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo

Abdominoplastia Reversa


1) O que é a Abdominoplastia reversa?

Abdominoplastia reversa é a cirurgia plástica do abdome com cicatriz localizada no sulco das mamas, em que se executa um lifting do andar superior.

2) Qual a indicação para este procedimento?

Está indicada para correção da flacidez de pele associada ou não a flacidez da musculatura da parede abdominal e excesso dermogorduroso em região abdominal superior, seja após uma lipoaspiração, seja após uma perda de peso excessiva ou envelhecimento cutâneo.

3) A cirurgia da cirurgia deixa cicatriz muito visível?

A cicatriz localiza-se horizontalmente de cada lada no sulco inferior das mamas, mas pode, em determinados casos, unirem-se internamente e ou estenderem-se lateralmente.

4) Como é realizada a cirurgia de abdominoplastia reversa?

Várias são as técnicas descritas para correção da flacidez e lipodistrofia abdominal superior. Existe a abdominoplastia reversa sem descolamento do umbigo, a abdominoplastia reversa com descolamento do umbigo, a abdominoplastia reversa com ou sem lipoaspiração de flancos e abdominoplastia reversa com ou sem tratamento da diástase ou hérnias da parede abdominal superior.

5) É necessária a lipoaspiração juntamente com a abdominoplastia reversa?

A lipoaspiração lateral pode ser necessária para melhorar o contorno da cintura, mas não é uma regra.

6) Qual o tipo de anestesia é utilizada?

Na grande maioria das vezes é indicada a anestesia peri dural. No entanto, em casos selecionados, pode ser utilizada a anestesia local com sedação ou geral.