Eliél Souza por Eliél Souza

Quais são os benefícios de beber uma boa cerveja

A cerveja está cada dia mais sendo estudada, tanto na sua técnica de produção e harmonização que é o meu caso, como hoje já se estuda cada vez mais os benefícios que a cerveja traz a nossa saúde, então quero comentar sobre esses benefícios que beber uma cerveja de qualidade vai trazer ao nosso organismo, citarei alguns estudos que mostraram o que já “sabíamos” e principalmente queríamos que fosse verdade.

Claro que o intuito aqui é mostrar os benefícios, mas algumas pessoas tem contra indicação para beber bebidas alcoólicas, então para esses amigos eu aconselho não beber, e seguir as orientações de seu médico.

O Colesterol é sem dúvida um dos grandes vilões da nossa saúde, ele pode causar sérios danos e inclusive a morte, hoje já existe mais de 100 estudos no mundo em que comprova que um ou dois copos de cerveja ajuda a diminuir o risco de ataque cardíaco, e pode reduzir a morte por doença cardiovascular de 25% a 40 %. As pessoas que foram estudadas tiveram também um aumento do HDL, que é conhecido como “colesterol bom”, que ajuda a diminuir a obstrução das artérias.

Se você é um bebedor moderado, saiba que existem estudos que compravam que um copo diário de cerveja pode manter o Alzheimer ou a demência controlada, reduzindo o risco de uma doença mental em 20%.

Já uma garrafa de cerveja diária, reduz em 40% o risco dos homens ter cálculo renal, uma das razões apontadas é o fato da cerveja ter um alto teor de água, que contribui para o bom funcionamento dos rins, promovendo a produção de urina, mantendo os rins saudáveis e lavando a bexiga, assim eliminando bactérias que podem causar infecções.

O lúpulo um dos principais ingredientes da cerveja, que é responsável pelo aroma e amargor, é rico em anti-inflamatórios e antioxidantes, capazes de inibir a multiplicação dos vírus que atacam os sistema respiratório, contribuindo também para a prevenção da pneumonia,

De acordo com um estudo publicado na revista científica Annals of Nutrition and Metabolism, diz que homens e mulheres que bebiam uma latinha de cerveja, mostrou em apenas um mês, que a concentração de células de defesa do sistema imunológico elevou a produção de anticorpos no organismo.

A cerveja também melhora a saúde de nossos ossos e tecidos conjuntivos, já que o silício presente na bebida, melhora a densidade óssea.

Que a cerveja aumenta a nossa saúde e longevidade, nós já torcíamos por isso, saber que uma boa cerveja reduz risco de infartos, AVC e Alzheimer, que proporciona aumento de nossa imunidade, protege nossos ossos, diminui nosso colesterol, é um fato muito animador, ainda mais que podemos beber com nossos amigos no bar, ou em casa, assim estaremos trocando experiências e conhecendo outras pessoas e nos conhecendo, então gente estando acompanhado ou sozinho, vamos beber com moderação e absorver todos os benefícios, todos os sabores e prazeres que a cerveja nos dá, então brindamos por uma vida mais longa e saudável.