Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo

Quando trocar os implantes de silicone?

Desde a primeira cirurgia para aumentar as mamas com um implante de silicone, na década de 60, as técnicas e os materiais evoluíram muito, permitindo que as próteses sejam muito mais duradouras hoje em dia.

Contudo, mesmo fazendo sua cirurgia plástica com o médico mais experiente, as melhores técnicas e os materiais mais modernos, ainda assim chega uma época em que poderá ser necessário fazer a troca do silicone.


Isso acontece porque, assim como qualquer outro material, a prótese sofre desgastes com o tempo, tornando-se mais suscetíveis a uma ruptura. Além disso, pode haver um deslocamento do implante, causando mudanças no formato das mamas .

Quando é hora de trocar a prótese de silicone:

Em média, estima-se que as próteses de silicone para os seios tenham uma durabilidade de 15 a 25 anos, embora as mais antigas durassem de 10 a 15 anos.

Contudo, esses prazos não são exatos e não é possível afirmar quanto tempo uma prótese vai se manter íntegra, sem necessidade de troca. Por isso, é necessário realizar exames periodicamente.

A partir de 10 anos depois da cirurgia plástica, recomenda-se fazer o acompanhamento uma vez por ano. Caso o médico perceba alguma alteração ou tenha alguma dúvida, costuma-se solicitar um exame de ressonância magnética nuclear para uma análise mais detalhada.

Sinais que indicam que está na hora de trocar a prótese

Mais do que o tempo transcorrido desde a cirurgia plástica, os fatores que mais indicam que chegou o momento de fazer a troca da prótese de silicone são alguns sinais manifestados pelo corpo, por exemplo:

  • Contratura capsular;
  • Endurecimento das mamas ;
  • Endurecimento da cicatriz;
  • Dor e desconforto no local do implante;
  • Flacidez e alteração do formato das mamas ;
  • Ruptura da prótese.

É claro que, além desses sinais, a troca do silicone também é indicada quando a paciente passar por uma alteração na silhueta, como engordar, emagrecer ou engravidar, que podem levar à flacidez.

Além disso, também pode-se fazer a troca dos implantes caso a paciente não esteja se sentindo confortável com o tamanho ou o formato das mamas , com a finalidade de aumentar ou diminui-los.

Como é feita a troca das próteses de silicone

A cirurgia para trocar a prótese de silicone é parecida com a cirurgia para colocar o implante. Quando a prótese está em boas condições, sem a presença de uma contratura ou infecção, por exemplo, a cirurgia é mais simples.

Nesse caso, algumas vezes é possível até mesmo fazer o novo procedimento a partir da mesma cicatriz (caso ela não apresente nenhuma complicação), sem criar uma nova marca. .

Como é a recuperação da cirurgia de troca do silicone

Em geral, caso não haja maiores problemas com o silicone antigo, a recuperação da cirurgia para trocar o implante é mais rápida e mais tranquila do que a recuperação da primeira cirurgia, inclusive apresentando menos dores e desconfortos.

Apesar disso, é necessário seguir alguns cuidados. A paciente geralmente recebe alta no mesmo dia, mas precisa fazer repouso, usar o sutiã pós-cirúrgico, dormir de barriga para cima e evitar erguer os braços acima da linha dos ombros.