Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo

O que acontece durante o procedimento de Botox®?

O paciente é colocado em uma posição um pouco elevada na cadeira reclinável. Aplica-se um anestésico tópico em creme, neste momento. Após o tempo de efeito o Botox® é então injetado nas áreas desejadas.

Padrões de aplicação típicos incluem cerca de quatro ou cinco pontos em cada lado da testa e duas ou três áreas em torno dos olhos. Mais áreas podem ser injetadas por médicos habilidosos, dependendo do tipo de rugas e do efeito desejado para o paciente. É comum que pressão seja aplicada se uma área parece estar sangrando após a aplicação .

Embora gelo seja às vezes aplicado por razões de conforto, a pressão direta é muito mais eficaz do que o gelo para o controle de sangramento e hematomas.

O número de aplicações necessárias depende de muitos fatores, incluindo a extensão da área a ser tratada. 

Após o procedimento:

Você poderá retomar suas atividades diárias normalmente 4h após o procedimento. Tome cuidado, porém, para não esfregar ou massagear as áreas tratadas. Isso pode fazer com que a toxina migre para uma área diferente.

Geralmente leva de 3 a 10 dias, mas às vezes até 2 semanas, para se ver o efeito total. 

Quando perceberei os resultados do Botox?

Os resultados geralmente começam a ser notados dentro de três a dez dias ou até mais cedo. Eles tendem a durar, na maioria das pessoas, por até quatro a seis meses. Com o passar do tempo, a atividade muscular retornará gradualmente ao normal.

Como Regra geral, o Botox® pode funcionar bem até o quarto mês e se prolongar um pouco mais com resultados ainda até os 6 meses, ou perder os resultados rapidamente após atingir o quarto mês.

Outras aplicações injetáveis, como os preenchimentos de ácido hialurônico de marcas como: Restylane, Perlane ou Juvederm tendem a durar aproximadamente seis a 12 meses, dependendo da quantidade usada. Porém sua função é diferente, pois eles atuam nas rugas estáticas.

Os resultados podem variar em duração dependendo de quem está realizando a aplicação no paciente. A diluição é um importante fator. Botox® com preços baixos devem levar à desconfiança por parte do paciente.

É muito importante consultar um médico com experiência nesse procedimento e com boa reputação para realizar esse tipo de procedimento. Os fabricantes de Botox® recomendam que somente médicos apliquem a toxina botulínica. Como na maioria dos procedimentos, a habilidade do praticante está relacionada à frequência com que ele ou ela realiza o procedimento.

Pesquisas mostram uma taxa de satisfação de 65% com o Botox®. Esses resultados estão par a par com a satisfação expressa em pesquisas com usuários de outros tratamentos injetáveis com preenchedores como Restylane e Juvederm e um pouco acima da satisfação dos usuários de Xeomin e Dysport, outras marcas de toxina botulínica.

BOTOX® pode evitar a formação de rugas futuras

Os efeitos do BOTOX® duram de quatro a seis meses. Conforme a ação muscular retorna gradualmente, as linhas e rugas começam a reaparecer e precisarão ser tratadas novamente para manter o efeito.

Um fato muito importante é que após injeções repetidas de Botox®, as linhas e rugas freqüentemente parecerão menos sérias porque os músculos estão sendo constantemente treinados para relaxar. Isso pode fazer com que a frequência necessária de aplicação para manter os resultados se mantenha em apenas 2 vezes ao ano. Assim, pode-se dizer que se pode prevenir rugas!