Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo

Lipoaspiração Abdominal

Vibrolipoaspiração Abdominal

A vibrolipoaspiração abdominal é um dos procedimentos mais comuns em cirurgia plástica. Em geral, desenvolvem-se depósitos de gordura em diversas regiões do organismo, regiões de acúmulo persistente mesmo após rotina de exercícios físicos e dietas adequadas, contribuindo para a aparência desproporcional do contorno. A vibrolipoaspiração atua removendo o excesso de tecido adiposo, com retorno do contorno e criando aparência mais emagrecida. A vibrolipoaspiração pode ser realizada isoladamente, ou em associação à lipoabdominoplastia, nos casos de flacidez. Indivíduos submetidos à vibrolipoaspiração devem ser saudáveis e relativamente magros, com pele firme, elástica e bom tônus muscular.

Preparo Cirúrgico e Incisão

Procedimentos de vibrolipoaspiração podem durar de 2 a 5 horas dependendo da extensão e técnica empregada. Antes de iniciar a vibrolipoaspiração, a área tratada deve ser limpa e anestesiada. Dependendo da complexidade do procedimento e da quantidade de gordura a ser removida, usamos raquidiana com sedação ou local associada à sedação EV. Após sedação, o cirurgião realiza uma incisão simples ou múltiplas incisões abaixo da linha do biquíni ou no umbigo. As cicatrizes são escondidas nos contornos do corpo.

Injeção de Solução Tumescente

Embora existam vários técnicas de vibrolipoaspiração, a técnica tumescente é a mais utilizada. Antes de remover a gordura, injeta-se líquido na área a ser tratada através de um dispositivo com orifício denominado cânula. A solução, composta de solução salina, lidocaína e epinefrina, auxiliam a entorpecer a área tratada, controla a perda sanguínea e facilita a remoção da gordura.

Vibrolipoaspiração

O cirurgião insere a cânula de vibrolipoaspiração na camada de gordura abaixo da pele. Fazendo um movimento de vai e vem, soltando e separando a gordura na região. A sucção é feita com um aspirador cirúrgico conectado no lado oposto da cânula, a fim de remover a gordura. Em alguns casos, a gordura pode ser removida manualmente com seringa conectada a cânula. Após procedimento as incisões são fechadas com sutura.

Recuperação da Vibrolipoaspiração do Abdômen

Pode haver dor, aumento de volume, e pequenos ferimentos após o procedimento. Utilizam-se malhas ou roupas compressivas, por 2 a 6 semanas, parte importante do processo de recuperação. As malhas de compressão controlam o edema prevenindo o acúmulo de líquido na área tratada e também auxiliam a pele a assumir seu novo contorno.

 As vibrolipoaspirações ou hidrolipoaspiração ocorrem com total segurança, com o pós-operatório com poucas equimoses e com mínima dor.

Lembre-se: Cirurgia Plástica é com o Cirurgião Plástico.